Síndrome do Piriforme – Saiba Mais – Drº Alan Chagas
23/07/2018

Síndrome do Piriforme – Saiba Mais

Síndrome do Piriforme - Saiba Mais

O Piriforme é um músculo que fica localizado na região do quadril e em íntimo contato com o nervo ciático. A Síndrome do Piriforme é uma condição rara em que o nervo é comprimido pelas fibras do músculo Piriforme. Esta lesão tem sua origem em decorrência da irritação do nervo ciático que pode causar sintomas de dor em região da nádega com irradiação para o membro.

As causas podem ser provenientes de hábitos que possuímos, mas que não nos damos conta que fazem mal, por exemplo: ficar muito tempo sentado sem dar intervalos para alongamentos, praticar exercícios para favorecer a região dos glúteos de maneira exagerada e sem presença de uma ajuda profissional qualificada, alterações anatômicas e funcionais, ou até em decorrência de algum trauma sofrido na região do glúteo.

Os sintomas algumas vezes podem ser confundidos com outros problemas, tais como ginecológicos ou urológicos, ou até originados da coluna vertebral, mas uma avaliação adequada fazendo as devidas avaliações e exames de imagem, tais como Ressonância Nuclear Magnética (padrão ouro) irão diagnosticar o problema mais precisamente
As formas de tratamento a priori são conservadoras e a maioria dos pacientes evoluem bem com uso de medicamentos e fisioterapia, para o Ortopedista cogitar uma cirurgia é necessário que nenhum dos métodos aplicados anteriormente tenham dado resultado.