Processo conhecido como Artroplastia do quadril, a cirurgia que substitui a articulação danificada por uma prótese, seja em decorrência de fratura/ou artrose do quadro (coxartrose), é considerada umas das cirurgias mais assertivas e com melhores resultados no meio médico, pois esta técnica utiliza o modelo mais próximo da anatomia de um quadril original e a recuperação da qualidade de vida dos pacientes chega a quase 100%.
A prótese tem diversas formas sendo possível enumerar em: próteses totais e/ou parciais, cimentadas e/ ou não cimentadas. A prótese é indicada para cada paciente a depender da gravidade de sua patologia ortopédica, qualidade óssea, estilo de vida e idade.
A principal indicação para a Artroplastia total do quadril é a dor. Muitas vezes limitante e incapacitante.
A prótese do quadril é geralmente indicada em indivíduos a partir de 60 anos, porém existem exceções nas quais podemos citar: sequelas de fraturas, artrose avançada em indivíduos mais jovens, necrose avascular da cabeça femoral e sequela de patologias da infância.
Apesar de ser um tipo de cirurgia bastante eficaz, a colocação de prótese do quadril dentre todas as possibilidades é a última a ser cogitada. Existem métodos que são minimamente invasivos e que também acabam preservando a articulação, um exemplo disso é a Artroscopia.
Dr Alan Chagas – Ortopedista especialista em quadril
CRM: 15.778/BA